Diário de um programador de bom coração

Categorias Boas práticas de programação

Eae gurizada, então, esses posts aqui vão ser dicas ou coisas maneiras que aprendi programando no dia a dia e vendo em materiais como o Clean Code, um bom livro que te ajuda a escrever um bom código.

Mas primeira, para os futuros programadores ou a gurizada fandangueira que vai estar lendo esse post e se pergunta, mas por quê preciso escrever um código legível ou bem feito? Por quê alguém além de mim precisa entender o código?

E a resposta é bem simples. basta tu pensar que nenhum desenvolvedor, programador ou sei lá o que que digita códigos trabalha sozinho.

Obs: Se você acha que vai ser uma exceção e que você vai ser o único programador da sua empresa e que vai conquistar o mundo com ela, boa sorte.

 

Não escreva os códigos pensando só em que ele tem que funcionar

Você esta com pressa e quer entregar a feature o mais rápido possível, então decide ir fazendo direto o que tem na cabeça pro código e não lê nada a mais nem pensa nada.

Brother, eu já fiz muito isso, e da pior maneira possível aprendi o quão isso impacta no rendimento do meu time e no meu rendimento.

Se não me engano segundo uma pesquisa que não lembro de onde é 80% do tempo programando você gasta relendo código antigo e 20% programando. Então velho, na boa, se acalma um pouquinho antes de sair digitando e criando as coisas e pensa realmente se você vai fazer da melhor forma possível.

Nomeie as variáveis e coisas como se fosse o seu filho

Pense bem em um nome de variável, função ou método. Esses nomes precisam representar exatamente o que ele quer dizer, para assim você não precisar ficar comentando a todo canto o que a variável A faz.

Pense que vocês precisam fazer uma validação para o usuário poder fazer algo e um método retorna um booleano dizendo se o usuário pode ou não fazer tal operação, eu faria +- assim:

var userCanUseThisFeature = await validationFromThisFeature(user);

Acho que fica meio claro que se o usuário puder usar a feature vai ficar um true e se não vai ficar um false.

Use as paradas maneiras que a tua linguagem de programação te deixa disponível

No meu caso, já tive diversos professores dizendo para não usar lambdas expressions ou então ternários pois eles vão deixar o código mais complexo e menos legível.

Eu penso pelo contrário, depois que você entende como funciona os ternários e os lambdas expressions a leitura do código fica bem mais simples e também o código da uma baita diminuída.

Não confie inteiramente em ninguém, nem no seu professor, nem no seu colega

Digo isso na questão de alguém te diz que você deve fazer o código de uma forma X, mas você conseguiu resolver o problema de uma forma Y.

Cara se o problema foi resolvido, você que precisa ponderar qual a resolução se aplica melhor ao seu caso, mas nunca deixe de ponderar para você o que faz mais sentido, a sua vivência e opinião é o que mais importa quando você criando o seu código, pois afinal o código reflete a alma e o trabalho do programador.

E por hoje é isso pessoal, é o que conseguir pensar nessa noite de Março, espero ter ajudado vocês com algo, e também se vocês discordam com algo que falei, comentem ai, vamos discutir sobre.

Beijos de luz.